quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

LISTA DE CONVIDADOS

“Tensão, medo, pavor...Ah meu Deus, será que é ela? – Siimm! A terrível LISTA DE CONVIDADOS! “

Ok gente, exagerei um pouco! Mas é mais ou menos assim que me sinto, pois a ordinária da lista se não for a pior, é uma das piores coisas a se resolver num casório. Claro, quando se tem bastante dinheiro isso não chega a ser muito um problema, é apenas um desconforto. Agora, quando o casamento está com sua dotação orçamentária comprometida (ou seja, tá duro mesmo), aí  vimos tudo se complicar, chama o fulano mas não chama o beltrano? Tem que convidar o Ciclano mas ele tem 5 filhos, todos maiores de 12 anos. Temos vários casos semelhantes a este, e nos deparamos com situações extremamente delicadas! Vamos listar algumas delas, e ver qual seria a melhor saída, levando em consideração que estamos no século 21, onde as pessoas cada vez mais dependem menos das famílias, o século da “independência”! Pois bem:
  1. 1-      No trabalho:
Trabalhamos em uma empresa que tem em torno de 200 funcionários, vamos dizer que trabalham com você dia a dia sejam uns 10. OK, agora o leque começa a se abrir um pouco, aí seria muita “falta de educação” não convidar seu chefe e juntamente sua família, coloca aí com filhos e esposa umas 4 pessoas. Pronto, resolvido? Não! E os diretores da empresa? Afinal de contas, eles que pagam seu salário certo? Diremos que uma empresa de médio porte tem uns 4 diretores, seguindo a mesma linha de raciocínio do seu chefe, temos mais 16 pessoas para serem convidadas. Ufa! Consegui! Quem disse amigo? E o dono da empresa? Tá bom, coloca mais uns 5 convites aí pro homem! Certo, levando em consideração que seu chefe e diretores dão em torno de umas 20 pessoas, e as pessoas q trabalham diretamente com você ainda levam cerca  de 2 a 3 pessoas juntas, tiramos uma média de 25 convites, que somados a diretoria são 45 convites, que temos que dobrar pois é para o casal – total 90 convites. Tá ótimo, não foi tão mal assim!

  1. 2-      Na família:
Claro, os familiares mais próximos são chamados – pais, tios, primos, avós, primos dos avós, primos dos pais, namoradas dos primos, filhos dos maridos dos primos, papagaio do primo do avô, periquito do filho do primo do avô do pai – Eita, me perdi  aqui! Complicou agora! Mas na boa, é mais ou menos assim. Acaba que no final as pessoas que você convive mesmo, de ver em reuniões de família, trocar telefonemas, emails, são cerca de 10%, ta arriscado ter na sua festa de casamento alguma pessoa que se classifica em algumas daquelas acima, dizer: - Cumé o nome do rapaz que ta casando mesmo? O filho do José, neto da Josefina. É meu amigo! E você vai ter que pagar a festa pra esse cidadão porque ele é da sua “família”. Na boa? Conheço amigos que são mais família que a própria família! Enfim, balanço geral: Juntando família do noivo e da noiva, em torno de uns 200 convites pra esse batalhão!

  1. 3-      Nos amigos
Particularmente, eu gosto muito dessa lista. Só tem um grande problema, as sub-panelas (são as amizades, e turmas que se formam a partir da sua roda de amigos inicial), são todos gente boa, quando estamos num churrasco todo mundo ri junto, todo mundo brinca junto, mas tem uma grande diferença, quando você realmente precisa é que você conhece quem são realmente os verdadeiros! Portanto, pra essa lista, contando essas pessoas, as namoradas, e talvez um acompanhante, teremos para o casal, em torno de umas 150 pessoas.

Gente, lembra no início que falei de um casamento com dotação orçamentária comprometida? Babou! Não existe um casamento para 440 pessoas! No máximo para 200 ou 250 pessoas, e isso já está estourando pois ainda tem o local, vestido, ornamentação, som e mais uma série de coisas (Acreditem, parecem ser infinitas mesmo!).
Na visão que tenho, acredito que o legal é chamar quem você realmente quer para confraternizar esse momento importante com você, e deixar essa baboseira de “convidar por educação” pra lá, sem falar das pessoas que se auto-convidam, e vamos aproveitar a festa pois ela é única na sua vida e de sua esposa!

Alguém aí tem alguma saída para as saias justas acima, por favor, COMENTEM!

7 comentários:

  1. Olá noivo!
    Quero antes lhe parabenizar pela iniciativa em criar um blog baseado no que um noivo pode ver em meio aos preparativos, os quais só uma noiva tem conhecimento de causa. Mas vejo que no seu caso, a preocupação com cada detalhe já faz parte do seu dia a dia. Parabéns!
    Qualquer dúvida a mais, é só passar no meu blog - Véu & Grinalda. Por enquanto está parado - e somente este mês -, mas no próximo mês já estará com novidades.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Acho que fazer a lista de convidados é a pior parte do casamento. Mas acho que o importante nessa hora é ter claro que a lista nunca vai contemplar todo mundo que você (ou sua família) gostaria de convidar. Mas corta um daqui, inclui outro ali e tudo dá certo!

    ResponderExcluir
  3. É a pior parte mesmo! Se existisse um seriado sobre o casamento, o título para esse episódio seria: Como criar inimizades!!!rs

    ResponderExcluir
  4. puts...a lista o que foi escrito é a pura verdade, mais a metade dos amigos, das pessoas que trabalhamos, familiares...vão falar e jogar piadinhas por um bom tempo...aff...e eu ainda n sei o q fazer...toda hora os planos mudam, vou fazer festa, não vou fazer festa, vou casar longe, vou casar na segunda-feira no horario de almoço...rsrs

    ResponderExcluir
  5. hahahaha realmente deve ser bem complicado mesmo. Vi o sofrimento da minha irmã ao fazer a lista dela. Uma dica é convidar quem VOCÊS acham que são importantes na vida de vocês e não por educação. Fora isso, passar um pouquinho acho que não tem problema, já que nem todo mundo vai...sempre tem uns que faltam. ahahaha Boa sorte aí.

    ResponderExcluir
  6. CARACA AMEI o seu blog!! seguidora de carteirinha já!!

    Quanto ao assunto do post, é complicado mesmo, meu amigo... vou te enganar não...

    No final da contas fiz um casamento pra 350 pessoas enxugando muuuuuito! Até porque no meu caso ainda incluo mais um ambiente na lista: a igreja! Que geralmente é muuuita gente!

    Família e trabalho não tem jeito... vcconvida por obrigação mesmo! e tem um detalhe: muita gente falta... pode confiar num percentual aí de 15% de ausentes!

    Mesmo que vc vire e fale "tenho certeza que fulano não vai faltar" ele falta. acredite! Eu tb não acreditava mas aconteceu!

    em relação aos amigos meu noivo e eu desevolvemos uma técnica interessante: "temos mais de dois anos de namoro, é seu amigo e eu nunca ví?? CORTA DA LISTA!!" uheuheue aí fica mais fácil... priorize os amigos do casal, e não apenas amigos de cada um...isso já ajuda a diminuir pelo menos um pouco!!!

    Espero que tenha ajudado!

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente, hoje em dia as pessoas só têm convidado os mais chegados mesmo e aquelas pessoas que, infelizmente, não tem como deixar de convidar [só convida porque NÃO tem como deixar de chamar mesmo]. Fora isso, corta da lista mesmo... os seus verdadeiros amigos iriam no seu casamento mesmo sem festa. Acredite. E o que a Nay falou aí em cima é a pura verdade. Minha irmã ficou com medo e chamou umas 300 pessoas e pagou casamento para 280... resumindo, se foram 200 convidados foi muito. Então, convida quem os "noivos" realmente querem e devem convidar. O resto, paciência. Se eu for contar os inúmeros casamentos de amigos, colegas e conhecidos que, mesmo me considerando, não chamaram... a lista é grande. Respeito a escolha de cada casal até porque as coisas são caras mesmo e nem todo mundo tem condições, mas o máximo que vai acontecer é eles não serem chamados para o meu casamento...hahahahaha, enfim.. todos felizes e quites.

    ResponderExcluir